sábado, 9 de janeiro de 2010

A importâcia do lúdico na escola






A afirmação central da valorização do brincar encontra-se no filósofo Tomás de Aquino; Ludus est necessarius ad conversatinem humanae vitae – O brincar é necessário para a vida humana. Tomás afirma que, assim como o ser humano precisa de repouso corporal para restabelecer-se, pois, sendo suas forças físicas limitadas, não pode trabalhar continuamente, também precisa de repouso, para alma, o que é proporcionado pela brincadeira. É interessante observar que, assim como a palavra refeição indica “re-fazer-se”das forças físicas, também pelo recreio há uma “re-criação” das forças da alma.O ensino não pode ser aborrecido e enfadonho: o fastidium é um grave obstáculo para a aprendizagem.A tristeza e o fastio produzem um estreitamento, um bloqueio, ou para usar a metáfora de Tomás, um peso para a aprendizagem.E, tratando do relacionamento humano, Tomás declarou: “Ninguém agüenta, um dia sequer, uma pessoa aborrecida e desagradável”.
A educação lúdica bem aplicada e compreendida pode contribuir concretamente para a melhoria do ensino, quer para garantir mais satisfatoriamente a permanência do aluno na escola, quer para redefinir valores e melhorar o relacionamento.
Nesta semana de Jogos Escolares, foi possível comprovar estas palavras ditas acima.Os alunos estavam felizes, dispostos, comprometidos com o time que estavam defendendo.Havia harmonia, todos participavam com alegria, cooperando uns com os outros, emprestando os objetos necessários para o desenrolar dos jogos, auxiliando o professor de Educação Física, apitando, marcando, organizando...Valeu a pena! A chuva dificultou, mas não tirou o estímulo de ninguém. Parabéns a todos!
Nesta vida somos competidores e vencedores por estarmos juntos, unidos por uma causa maior: tecer a paz dia a dia.